Hey, Tricô, quantos anos você tem?

Estava aqui em casa tricotando, é claro, e parei pra pensar: “o tricô é muito antigo, deve ter uns mil anos”.

Como eu não me aguento com essas curiosidades já parti pra pesquisa! E, cara! Que surpresa, eim? Numa escala de 0 a 10, quanto que vocês acham que eu estava errada?

Foi um verdadeiro 10. O tricô é muito mais antigo do que isso!

Como os materiais usados na antiguidade acabaram se decompondo (ossos, madeira, algodão, seda, …), acabamos sem um registro preciso de quando que o tricô foi inventado. Mas os historiadores conseguem pelo menos nos dizer uma época, um período histórico.

Imagem “verdadeira” de egípcios tricotando

Isso mesmo! Os egípcios foram os primeiros a deixar registros da técnica, e esse registros datam de mais de 20 mil anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (não tem ponto de exclamação suficiente pra essa informação).

As agulhas eram feitas de ossos ou madeira e tinham um aspecto parecido com as agulhas de crochê. É que ainda não existia bem essa divisão clara entre as técnicas e pra falar bem a verdade as duas técnicas são irmãs!!! O tricô de 20 mil anos atrás era feito com apenas com uma agulha, misturando um pouco das duas técnicas (crochê e tricô).

Outra diferença bem grande, é que naquela época, as fibras naturais, em oposição às lãs, é que eram utilizadas. Sendo muito utilizadas os fios feitos com algodão e seda. Até dá pra entender, né? Já pensou morar no deserto do Saara e usar algo de lã? Já fiquei com calor aqui!

Fiquei muito feliz de descobrir que mesmo 20 mil anos depois o tricô artesanal ainda existe! Se parar pra pensar, é a tradição mais antiga que eu conheço, você consegue pensar em algo tão velho assim?! Não consigo nem entender o que é 20 mil anos pq é muito tempoooo!

Bora trabalhar pra que o tricô permaneça vivo, por muitos 20 mil anos mais!!

Por hoje é isso, pessoal!
Um grande Abraço Quentinho!

FONTES:

Wikipedia
UOL
Medium
Factretriever.com

Autor: abraço quentinho

Tricotadeira nas horas vagas, mãe de gato em tempo integral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s